FECOMERCIO

Notícias do Setor

Com apoio dos Correios, Governo promove 1º Simpósio Estadual de Educação Patrimonial

Fonte:  Jornal Dia a Dia   –   08/08/2011 Campo Grande (MS) – O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura, com o patrocínio dos Correios e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), promove o 1º Simpósio Estadual de Educação Patrimonial, nos dias 30 e […]

08/08/2011

Fonte:  Jornal Dia a Dia   –   08/08/2011

Campo Grande (MS) – O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura, com o patrocínio dos Correios e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), promove o 1º Simpósio Estadual de Educação Patrimonial, nos dias 30 e 31 de agosto, no auditório do Museu de Imagem e do Som (MIS). O evento vai contar com a presença de autoridades, diretores de escolas, técnicos da área de educação, professores, acadêmicos de História, Biblioteconomia e de Arquitetura.
A coordenadora do simpósio, Maria Christina Félix, enfatiza que o evento será um momento para ampliar os conhecimentos a respeito da metodologia da educação patrimonial. “O Simpósio vai fortalecer o patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul dando oportunidade de discutir e aperfeiçoar as questões patrimoniais e promover, por meio da educação, da conscientização e da instrução, uma nova geração com percepção mais aguçada, crítica carinhosa com tudo aquilo que faz parte da sua própria história, tratando-se de bens materiais ou imateriais”.

Para o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, o simpósio reafirma a filosofia do Projeto de Educação Patrimonial – Educar para Proteger. “Só se ama aquilo que se conhece, e se fundamenta na metodologia científica da história oral. O simpósio ressalta a importância do conhecimento do passado para se entender o presente e o registro para o futuro. Não devemos perder os elos da nossa história. A preservação é uma questão de educação”, afirma.

Na abertura do Simpósio (30), acontece o painel Educação Patrimonial um projeto viável – com participação das conferencistas: professora Arlinda Cantero Dorsa (UCDB), Maria Margareth Escobar (Superintendente do Iphan) e Neusa Narico Arashiro (FCMS). Ainda no dia 30, haverá o minicurso Educação Patrimonial – Experiência de São Luís (MA).

No dia 31 acontece o minicurso de História Oral, com a professora Maria Augusta de Castilho, que demonstra que as narrativas constituem informações essenciais sobre a reconstituição dos fatos, e que elas muitas vezes nos revelam dados que a história oficial omite.

Serviço
As inscrições para o 1º Simpósio Estadual de Educação Patrimonial podem ser realizadas por telefone: (67) 3316-9165 / 9155, ou por pelos e-mailsmclfs@yahoo.com.brgphc.fcms@gmail.com. Os participantes receberão material e certificado de participação. O simpósio tem vagas limitadas e é gratuito. Rodrigo Ostemberg