FECOMERCIO

Notícias do Setor

Correios beneficia mais de 10 mil pessoas com projeto EcoPostal

Fonte: » O Nortão   –   12/06/2011 Em 2010, 14.965 malotes e 22.413 uniformes de atendentes e carteiros deixaram de ser incinerados e se transformaram em artesanato. Isto ocorreu graças ao EcoPostal, projeto dos Correios que promove a reutilização de malotes e uniformes sem condições de uso. Esses materiais são doados a instituições filantrópicas, que os […]

14/06/2011

Fonte: » O Nortão   –   12/06/2011

Em 2010, 14.965 malotes e 22.413 uniformes de atendentes e carteiros deixaram de ser incinerados e se transformaram em artesanato. Isto ocorreu graças ao EcoPostal, projeto dos Correios que promove a reutilização de malotes e uniformes sem condições de uso.

Esses materiais são doados a instituições filantrópicas, que os transformam em peças artesanais – bolsas, sandálias, mochilas, roupas infantis – e as comercializam.

Criado em 2004, o EcoPostal surgiu da necessidade de se dar tratamento adequado ao descarte de malotes e uniformes. Com isso, diminui-se o impacto ambiental causado pela emissão do CO2 que seria produzido na queima desse material. Ao mesmo tempo, promove-se a inclusão social e a geração de renda. Só em 2010, 10.555 pessoas foram beneficiadas, num total de 28 instituições sem fins lucrativos.

O EcoPostal é apenas uma das ações que integram a política de responsabilidade socioambiental do Correios, que inclui ainda os projetos Coleta Seletiva Solidária (separação e doação de resíduos recicláveis descartados), Vaga-Lume (descarte, descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes), Viveiro Ambiental (fornecimento de 2 mil mudas/ano às unidades dos Correios de todo o país), Plantio de Árvores, Gestão do descarte de pneus, resíduo ambulatorial e computadores, Educação Ambiental e Veículos Elétricos de Calçadões (equipamentos movidos a baterias recarregáveis utilizados para entrega e coleta de encomendas nos calçadões da área central de Curitiba/PR), dentre outros.