FECOMERCIO

Notícias do Setor

CPFL Energia apresenta nova tecnologia para veículo elétrico

Fonte:  Portal Fator   –   21/06/2011 Em parceria com outras empresas, companhia desenvolve a primeira bateria de Lítio com química tipo NMC no Brasil. A CPFL Energia, comprometida com o desenvolvimento sustentável do país, é uma das patrocinadoras do seminário Brasileiro sobre Tecnologias para Veículos Elétricos que acontece entre os dias 21 e 22 de junho […]

22/06/2011

Fonte:  Portal Fator   –   21/06/2011

Em parceria com outras empresas, companhia desenvolve a primeira bateria de Lítio com química tipo NMC no Brasil.

A CPFL Energia, comprometida com o desenvolvimento sustentável do país, é uma das patrocinadoras do seminário Brasileiro sobre Tecnologias para Veículos Elétricos que acontece entre os dias 21 e 22 de junho (terça e quarta-feira), em Brasília (DF). Promovido pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, o evento debaterá os desafios para a viabilização dos veículos elétricos no país e consolidação no mercado.

Um das atrações será a demonstração da montagem do primeiro protótipo de bateria de Lítio com química tipo NMC no Brasil. O trabalho faz parte de uma parceria entre CPFL, Edra – fabricante do Veiculo Aris –, CEGASA – empresa detentora da tecnologia do lítio e responsável pelas células que serão utilizadas na construção da bateria – e a Electrocell – responsável pela montagem dos componentes e executante do sistema eletrônico de gerenciamento das baterias.

O primeiro dos cinco conjuntos a serem montados no Brasil estará pronto em julho de 2011. Após os testes de laboratório, as baterias serão instaladas em um dos veículos Aris, de propriedade da CPFL, que será o primeiro a iniciar seus testes com uma bateria com este tipo de tecnologia totalmente montada no Brasil.

Já o sistema BMS, considerado o cérebro eletrônico da bateria, será desenvolvido integralmente em território brasileiro. Diante disso, a perspectiva é que um conjunto completo de baterias de lítio NMC possa ser desenvolvido e montado no Brasil, sem necessidade de importação.

A CPFL Energia está na vanguarda de iniciativas no segmento de veículos elétricos. Desde 2008, a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento dessa tecnologia, tendo como premissa a busca por soluções que emitam menos carbono e utilizem fontes de energia alternativas. Este tipo de veículo permite uma redução dez vezes menor nas emissões. [ O evento: http://tecve.com.br].

.Programa de Veículos Elétricos da CPFL Energia.: o programa inclui as seguintes frentes: ARIS: pequeno utilitário elétrico em formato de furgão, projetado pela fabricante EDRA, em parceria com a CPFL, e que em abril de 2010 recebeu a homologação do Denatran. A CPFL tem quatro unidades do ARIS. Em parceria com os Correios, desde outubro um dos carros está sendo testado na entrega de Sedex em um bairro de Campinas (SP).

TH!NK City: veículo de passeio fabricado pela norueguesa TH!NK, trazido pela CPFL ao Brasil no ano passado, para testes, em parceria de exclusividade. A empresa importou três modelos.

Palio Weekend (parceria com Fiat e Itaipu). A CPFL tem em sua frota um Palio Weekend elétrico.

Protótipo de posto de recarga: Para testar a viabilidade de recarga de baterias para veículos elétricos e plug in em locais públicos, a CPFL Energia implementou em sua sede, em Campinas, um protótipo de posto de recarga de veículos elétricos.