FECOMERCIO

Notícias da Fecomércio

Ministério do Trabalho atualiza 60 ocupações na CBO

No dia 31 do mês de janeiro, o Ministério do Trabalho e Emprego, visando retratar a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro, divulgou a atualização da Classificação.

15/02/2013

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO[1] tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Em outras letras, é o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado brasileiro.

No dia 31 do mês de janeiro, o Ministério do Trabalho e Emprego, visando retratar a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro, divulgou a atualização da Classificação. Foram revistas, com inclusão e exclusão, 60 ocupações, famílias ocupacionais e sinonímias, passando a ter, 2.619 ocupações.

Os códigos constantes em tal classificação são utilizados pelo Ministério do Trabalho na confecção da Rais, Caged, para cruzamento de dados do Seguro-Desemprego e na formulação de políticas públicas de geração de emprego e renda.

Nas contratações de empregados e em seus desligamentos devem estar presentes.

 

  • CTPS: Na Carteira de Trabalho e Previdência Social a informação deve constar no campo relativo ao contrato de trabalho.

 

As ocupações revisadas em 31/01/2013 podem ser conferidas clicando aqui. Já para ter acesso ao arquivo da Classificação Brasileira de Ocupações clique aqui.

 

Fontes: site do Ministério do Trabalho e Emprego e Portaria Ministerial 397/92